quarta-feira, 30 de julho de 2014

Resumo do filme "O sorriso de Monalisa" e sua relação com o pensamento de Jean Piaget



A história do filme fica centrada em uma professora chamada Katherine. Ela é contratada por uma escola de Ensino Médio tradicional e conservadora e que era referência na preparação para as Universidades americanas. A história se passa na década de 50, na qual, as mulheres eram preparadas para serem donas-de-casa e boas esposas. A professora Katherine, em seu primeiro contato, fica um pouco surpresa pela limitação das alunas sobre uma apostila sendo condicionadas à “decorar”. A instituição totalmente tradicionalista, começava a ver a professora como questionadora e que ela tinha ideias muito à frente dos costumes da época.
A professora tendo uma visão mais ampliada dos métodos pedagógicos, proporciona a abertura de conhecimentos utilizando slides em suas aulas, visitas a exposição de artes, como forma de despertar o interesse dos alunos à disciplina de história da arte e a não limitação à apostila utilizada.
Com isso, a professora estimulava questionamentos e reflexões acerca do conteúdo, incentivando as alunas a buscar informações e/ou respostas fora da apostila. Katherine se preocupava com o futuro das alunas, procurando conhece-las de perto. A limitação profissional das jovens alunas deixava a professora incomodada, pois ela queria romper com o tradicionalismo da época e da instituição educacional.
Katherine mostrava as alunas que era possível conciliara a carreira profissional à vida doméstica, estimulava a aptidão e o crescimento.
Analisando o filme podemos perceber relações com a teoria de Piaget. Em sua obra, Para onde vai a educação? Jean Piaget questiona sobre o ensino das ciências, a interdisciplinaridade, relações entre as ciências exatas e humanas e os métodos utilizados por professores.
A primeira dessas condições é naturalmente o método recurso aos métodos ativos, conferindo-se especial relevo à pesquisa espontânea da criança ou do adolescente e exigindo-se que toda a verdade a ser adquirida seja reinventada pelo aluno, ou pelo menos reconstruída e não simplesmente transmitida. (PIAGET, 1990, p.28)
Piaget afirma em sua obra que o professor deve estimular a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções prontas.
No filme “O sorriso de Monalisa”, a professora Katherine nos faz refletir sobre os métodos de ensino, ela faz uso de várias formas de conhecimentos, não trazendo fórmulas prontas para suas alunas. Ela promove o estímulo à pesquisa, rompendo com o tradicionalismo da época e ao mesmo tempo respeitando o conhecimento que cada aluna carrega.

Grupo:
Priscilla Mayara
Ariadallys
Josimar Melo
Flávia Adriana

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